Central de Atendimento: (11) 3652-5566
IPMO

FINALIZAÇÃO DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

O IPMO e seus servidores apoiaram a importante iniciativa de conscientização e prevenção às doenças que atingem o público masculino, como o câncer de próstata. A campanha Novembro Azul alerta sobre a prevenção dessa e de outras doenças que atingem os homens.

 

NOVO CARTÃO ALIMENTAÇÃO

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é uma data celebrada no Brasil no dia 20 de Novembro. Este dia está incluído na semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil. Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

Feriado no Dia da Consciência Negra

Em 2011, a então presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras.

 

 

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA LENÇOS QUE ABRAÇAM

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 13 de novembro, o encerramento da campanha "Lenços que Abraçam", com a entrega de lenços arrecadados para o ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) na Unidade Ambulatorial Osasco.

A Coordenadora do Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, Cristina Meireles, teve a honra de entregar cerca de 80 lenços para as enfermeiras voluntárias do ambulatório, Claribel e Lucimar, que encaminharão às pacientes da unidade.

Esta campanha realizada por todos os funcionários, colaboradores e principalmente pelas alunas dos cursos do Centro de Educação e Cultura Previdenciária, foi uma iniciativa em virtude ao Outubro Rosa, que é o movimento na luta contra o câncer de mama e colo do útero.

Foto e texto: Leandro Medina

 

 

CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL

Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passar a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.

COMO ELE COMEÇOU E POR QUE O SÍMBOLO É UM BIGODE?

No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.

O mês de novembro foi o escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão.

Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados. Hoje a campanha já é mundial, inclusive o bigode se tornou pouco para os participantes. Atualmente é comum o movimento levar o nome de “No Shave November” que seria, em tradução livre, Novembro sem se barbear. Durante esse período os envolvidos cultivam não mais só o bigode, mas também a barba. Alguns países continuam com o nome original (Movember ou No Shave November) e alguns – como o Brasil – utilizam o nome Novembro Azul, já que além do bigode a cor azul é símbolo da Campanha. A ideia é o máximo de pessoas usarem a cor azul, o bigode e a barba para deixar os “desentendidos” curiosos do motivo e então a partir dessa curiosidade espalhar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata através dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.

NO BRASIL

Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo por aqui, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais em todo o país e, assim como no Outubro Rosa, há a bela iluminação de pontos turísticos. Diversas celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa. Com toda essa iniciativa, hoje a Campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.

SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Estatísticas indicam que: Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens. Um em cada seis homens é alvo da doença. Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos. Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos. É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo. A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos.

O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos. Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer. E 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes. Mas, quais são os sintomas? Os sintomas mais comuns – que como já dito anteriormente só aparecem na fase avançada da doença – são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

PREVENÇÃO

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura. A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:

Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais.

Evitando gorduras, principalmente de origem animal.

Atividade física. Ao menos 30 minutos, 5 vezes na semana.

Controle de Peso. Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.

Diminuir o consumo de álcool. É indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.

Não fumar. Essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

 

 

 

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E PASSOS PARA O FUTURO (3ª SEMANA)

O Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 31 de outubro, mais um curso de EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, direcionado aos servidores ativos da Prefeitura de Osasco. O evento pela terceira vez semana consecutiva, focou no servidor atuante que está prestes a se aposentar, e nesse sentido, um novo projeto que está se desenvolvendo no Instituto foi apresentado.

O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, deu início ao evento falando um pouco sobre sua experiência no IPMO e na área previdenciária para os servidores que compareceram. Logo em seguida, as Assistentes Sociais Estela Maria e Pâmela Maiara apresentaram o novo projeto elaborado pelo Serviço Social do Instituto, trata-se do PASSOS PARA O FUTURO (programa de preparação e vivência do processo de encerramento da carreira profissional).

Esse projeto se desenvolve em quatro etapas com encontros individuais e coletivos. Depois de uma pequena pausa, o o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica ao assunto do curso.

O evento também contou com a presença do Dr. Sérgio Firmino, Diretor de Benefícios do IPMO e da senhora Cristina Meireles, Coordenadora do Centro de Educação e Cultura.

 

28 DE OUTUBRO - DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

O Dia do Servidor Público é celebrado anualmente em 28 de outubro.

A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.

Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.

Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um estado e os federais são subordinados à União da República.

Os salários dos servidores públicos são pagos com o dinheiro dos Cofres Públicos.

No Brasil, ser servidor público é sinal de estabilidade financeira para muitas pessoas, pois não podem ser dispensados facilmente de seus cargos depois de consolidado o período de estágio probatório.

Para entrar no serviço público, normalmente, o cidadão deve participar de um concurso público ou processo seletivo e ser aprovado.

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

O Instituto de Previdência do Município de Osasco, em nome do seu presidente, Francisco Cordeiro da Luz Filho, cumprimenta e agradece a todos os servidores de Osasco pelos serviços prestação a população!

Parabéns!


EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E PASSOS PARA O FUTURO (2ª SEMANA)

O Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na tarde do dia 24 de outubro, mais um curso de EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, direcionado aos servidores ativos da Prefeitura de Osasco. O evento pela segunda semana consecutiva, focou no servidor atuante que está prestes a se aposentar, e nesse sentido, um novo projeto que está se desenvolvendo no Instituto foi apresentado.

O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, deu início ao evento falando um pouco sobre sua experiência no IPMO e na área previdenciária para os servidores que compareceram. Logo em seguida, a Assistente Social Samanda, apresentou o novo projeto elaborado pelo Serviço Social do Instituto, trata-se do PASSOS PARA O FUTURO (programa de preparação e vivência do processo de encerramento da carreira profissional).

Esse projeto se desenvolve em quatro etapas com encontros individuais e coletivos.

Depois de uma pequena pausa, o o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica ao assunto do curso.

O evento contou com a presença da senhora Cristina Meireles, Coordenadora do Centro de Educação e Cultura, e da servidora do IPMO da divisão de perícia médica, Edna Bazan.

 

Fotos: Leandro Medina e Isabel Diniz

Texto: Leandro Medina

 

 

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E PASSOS PARA O FUTURO (2ª SEMANA)

O Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na tarde do dia 24 de outubro, mais um curso de EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, direcionado aos servidores ativos da Prefeitura de Osasco. O evento pela segunda semana consecutiva, focou no servidor atuante que está prestes a se aposentar, e nesse sentido, um novo projeto que está se desenvolvendo no Instituto foi apresentado.

O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, deu início ao evento falando um pouco sobre sua experiência no IPMO e na área previdenciária para os servidores que compareceram. Logo em seguida, a Assistente Social Samanda, apresentou o novo projeto elaborado pelo Serviço Social do Instituto, trata-se do PASSOS PARA O FUTURO (programa de preparação e vivência do processo de encerramento da carreira profissional).

Esse projeto se desenvolve em quatro etapas com encontros individuais e coletivos.

Depois de uma pequena pausa, o o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica ao assunto do curso.

O evento contou com a presença da senhora Cristina Meireles, Coordenadora do Centro de Educação e Cultura, e da servidora do IPMO da divisão de perícia médica, Edna Bazan.

 

Fotos: Leandro Medina e Isabel Diniz

Texto: Leandro Medina

 

 

LENÇOS QUE ABRAÇAM

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Em referência a isso, no dia 19 de outubro, ocorreu no Instituto de Previdência do Município de Osasco, palestra com uma profissional da saúde explicando a importância do autoexame e ações de prevenção. Denominada LENÇOS QUE ABRAÇAM, a palestra foi dividida em turmas de servidores de manhã na sede do Instituto, e a tarde, no Centro de Educação e Cultura Previdenciária.

Ao final das palestras, balões de cor rosa foram soltos ao ar em virtude da campanha.

Fotos e texto: Leandro Medina

 

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E PASSOS PARA O FUTURO

O Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 17 de outubro, mais um curso de EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, direcionado aos servidores ativos da Prefeitura de Osasco. O evento desta vez, focou no servidor atuante que está prestes a se aposentar, e nesse sentido, um novo projeto que está se desenvolvendo no Instituto foi apresentado.

O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, deu início ao evento falando um pouco sobre sua experiência no IPMO e na área previdenciária para os servidores presentes, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica ao assunto do curso.

O evento contou com a presença do Dr. Sérgio Firmino, Diretor de Benefícios do IPMO, da senhora Cristina Meireles, Coordenadora do Centro de Educação e Cultura, e das Assistentes Sociais do Instituto, Estela Maria e Pâmela Maiara, que apresentaram o novo projeto elaborado pelo Serviço Social, trata-se do PASSOS PARA O FUTURO (programa de preparação e vivência do processo de encerramento da carreira profissional).

Esse projeto se desenvolve em quatro etapas com encontros individuais e coletivos.

Fotos e texto: Leandro Medina

 

 

CURSO DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA - OUTUBRO / 2018

O Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 10 de outubro, mais uma curso de "Educação Previdenciária", direcionado para os servidores efetivos da Prefeitura de Osasco. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, cumprimentou os convidados presentes e falou um pouco sobre sua experiência na área previdenciária para os servidores presentes, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica ao assunto do curso. Esteve presente também no evento a Coordenadora do Centro de Educação e Cultura, a senhora Cristina Meireles. Nessa turma de servidores da Prefeitura, compareceram representantes da Secretaria de Educação, como professores, coordenadores pedagógicos, supervisores e diretores.

Texto e foto: Leandro Medina

CECPIPMO FAZ PROGRAMAÇÃO REFERENTE AO OUTUBRO ROSA

Outubro chegou, e com ele iniciamos a campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de mama. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, e nós do Centro de Educação e Cultura IPMO abraçamos essa causa e lançamos a campanha “Lenços que abraçam”, com ações que informam, conscientizam e reforçam a importância do autoexame e diagnóstico precoce.

Fique de olho em nossa programação:

www.ipmosasco.com.br/pdf/noticiaseeventos/programa%C3%A7%C3%A3o-cecpipmo-Outubro-2018.pdf

 

DIA DO IDOSO

No dia 1º de outubro de 2003 entrou vigor a Lei nº 10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Essa lei, que marca a luta dos idosos por mais direitos e respeito, foi um grande marco e, por isso, a data de sua promulgação foi escolhida para representar o Dia do Idoso, que até 2006 era comemorado no dia 27 de setembro. São consideradas como idosas as pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, independentemente da condição de saúde e disposição. Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, essa parcela da população vem crescendo bastante. Por isso, há a necessidade de se ampliar a atenção a esse público. Como acontece com todos os seres vivos, o envelhecimento do homem é um processo normal. Entretanto, normalmente esse processo vem acompanhado de vários problemas de saúde, como a diminuição da audição e da visão, problemas de locomoção, hipertensão e diabetes. Apesar de todos os problemas, os avanços na medicina e hábitos saudáveis permitem que uma pessoa chegue à velhice disposta e com poucos ou nenhum problema grave de saúde. Para garantir que a terceira idade seja uma fase cheia de saúde, os médicos recomendam que check-up sejam feitos regularmente e que a pessoa pratique atividades físicas e intelectuais, pois é importante estimular o corpo e a mente.

→ Maus-tratos contra os idosos

Com o avanço da idade, grande parte dos idosos apresenta problemas de saúde graves que afetam tanto aspectos físicos quanto mentais. Em virtude da dificuldade do cuidado e o despreparo de muitos familiares, cuidadores e profissionais da saúde, os idosos são vítimas constantes de maus-tratos. Segundo o Ministério da Saúde, 27% das internações dos idosos ocorrem em virtude de maus-tratos. Além dos maus-tratos físicos, os idosos sofrem agressões psicológicas, abuso financeiro, negligência, abandono e até mesmo abuso sexual. Diante desse quadro assustador, as diversas formas de violência contra o idoso tornaram-se crime, e a pena, na maioria dos casos, é a detenção ou a aplicação de multa.

→ Direitos dos Idosos

O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2013) estabeleceu, entre outras questões, os direitos dos idosos. Veja a seguir alguns pontos importantes desse documento: - Os idosos têm direito ao atendimento preferencial imediato e individualizado em órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; - É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade; - Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação; - O idoso tem direito à educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade; - O idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas; - O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada; - Aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos fica assegurada a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semiurbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.

CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. No entanto, especialistas da área médica ressaltaram, em levantamento apresentado no ISPOR em 2017, que ainda que a conscientização seja muito importante, é necessário cuidado com as mensagens divulgadas neste período. Uma análise das postagens realizadas em redes como Facebook e Twitter em língua portuguesa mostrou que existe bastante desinformação nas campanhas de conscientização, especialmente acerca do autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta de empoderamento da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo. Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em vários lugares do mundo principalmente nos EUA o outubro rosa é caracterizado por monumentos da cor rosa. O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

 

 

DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência. Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

♦ Deficiência física  - O paciente apresenta problemas no seu corpo que comprometem o desenvolvimento de funções físicas. Esse tipo é encontrado, por exemplo, em paraplégicos ou em pessoas com paralisia, membros amputados ou deformidades congênitas.

♦ Deficiência auditiva - As pessoas com eficiência auditiva, por sua vez, são aquelas que possuem perda bilateral, parcial ou total do sentido da audição. Essa perda da capacidade de ouvir pode ser causada por problemas diversos, tais como doenças hereditárias, doenças maternas, problemas no parto, infecções virais, lesões, entre outras causas.

♦ Deficiência visual - As pessoas com deficiência visual são aquelas que apresentam problemas que dificultam a visualização de objetos. É considerado deficiente visual aquele que é cego ou apresenta uma baixa visão. Vale ressaltar que problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia não são considerados deficiências.

♦ Deficiência mental - Na deficiência mental, as pessoas apresentam funcionamento mental abaixo da média. Vale destacar que, para ser considerada uma deficiência, os sintomas devem surgir antes dos 18 anos de idade. Percebe-se, portanto, que existem diferentes tipos de deficiência e cada uma é responsável por um tipo diferente de limitação. Muitas vezes, essas limitações podem comprometer a qualidade de vida do indivíduo; por isso, faz-se de extrema necessidade o desenvolvimento de medidas de inclusão. Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos. A falta de acessibilidade é uma grande barreira, uma vez que impede, muitas vezes, a locomoção, a comunicação e até mesmo o direto à informação. Já o preconceito faz com que a deficiência se torne um empecilho para arrumar um emprego ou continuar os estudos, por exemplo. Assim sendo, a luta deve ser constante, e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas. Curiosidade: A Lei 13.146 de Julho de 2015 representou um grande marco na luta das pessoas com deficiências e instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). De acordo com essa lei, passou a ser crime praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, assim como abandonar pessoas com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres, apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência e reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de pessoa com deficiência destinados ao recebimento de benefícios, proventos, pensões ou remuneração ou à realização de operações financeiras com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem.

CURSO DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA - 19 DE SETEMBRO/2018

O Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 19 de setembro, mais uma curso de "Educação Previdenciária", direcionado para os servidores ativos da Prefeitura de Osasco.

O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, recepcionou os convidados e falou um pouco sobre sua experiência na área previdenciária para os servidores presentes, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica ao assunto do curso. O evento contou com a presença do Dr. Sérgio Firmino, Diretor de Benefícios do IPMO e da senhora Cristina Meireles, Coordenadora do Centro de Educação e Cultura.

Nessa turma de servidores, compareceram representantes do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Osasco.

 

 

REUNIÃO TÉCNICA DE GESTORES DE RPPS DA REGIÃO OESTE

Na manhã do dia 14 de setembro, no Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, ocorreu uma reunião técnica com gestores e representantes de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da região. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro recepcionou o grupo falando sobre as ações do IPMO junto aos aposentados e pensionistas, exemplificando as atividades do Centro de Educação no tocante aos trabalhos de palestras para aposentados (pós-aposentadoria), e fez uma explanação dos cursos de Educação Previdenciária para servidores efetivos da Prefeitura de Osasco. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início os trabalhos: E-Social, Pró-Gestão, Aposentadoria Especial e Teto Remuneratório, todos relacionados aos RPPS.

Cidades da região como Barueri, Itapecerica da Serra, Santana de Parnaíba, Jandira, Taboão da Serra, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama e Cotia foram representadas por seus gestores técnicos, além de representantes do IPMO e servidores do Recursos Humanos da PMO. Esteve também presente o senhor Marcos Baraldi, Vice-Presidente da APEPREM.

Texto e fotos: Leandro Medina

CURSO DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA - SETEMBRO/2018

O Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 12 de setembro, mais uma curso de "Educação Previdenciária", direcionado para os servidores efetivos da Prefeitura de Osasco. A coordenadora do Centro Cultural, Cristina Meireles, cumprimentou os convidados e apresentou as atividades do local. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, falou um pouco sobre sua experiência na área previdenciária para os servidores presentes, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica ao assunto do curso. Participou também da palestra o Diretor de Benefícios do IPMO, Dr. Sérgio Firmino. Nessa turma de servidores da Prefeitura, compareceram representantes da Secretaria de Educação, como professores, orientadores pedagógicos, diretores e gestores, além da procuradora do IPMO Tatiane Guadalupe.

Texto e foto: Leandro Medina

 

SETEMBRO AMARELO

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Para mais detalhes acesse o link

 

VIII ENCONTRO DE APOSENTADOS DO IPMO

No dia 18 de julho, a Prefeitura de Osasco, por meio do Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO), realizou o “VIII Encontro de Aposentados”, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na região Central da cidade. O evento contou uma exposição de telas e artesanatos dos artistas aposentados do Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, além de apresentações artísticas do MADRIGAL – APOSENTADOS ATIVOS, dos alunos de TAI CHI CHUAN (parceria com a Academia Mao de Kung Fu Tradicional) e do grupo SERENATA & CIA, animando a todos.

O presidente do IPMO Francisco Cordeiro da Luz Filho recepcionou os convidados, apresentou sua equipe de trabalho e passou informações sobre previdência e prestações de contas aos segurados.

Participaram do Cerimonial, a secretária de administração Soleny Oliveira Pereira, a secretária de promoção e assistência social Elsa de Oliveira, os vereadores Mário Luiz Guide e Professora Régia, a presidente da ASPAPO Neide Mambro, além do presidente do IPMO. Ao final do evento, foram feitas homenagens para a senhora Dalva Celeste Geremias Weneck, o senhor Luiz Henrique Cipulo, a servidora efetiva do IPMO Salete Gabriel dos Santos, e ao recém aposentado e ex-servidor do IPMO e da PMO, o senhor Ricardo Aparecido Dias. 

 

 

IPMO REALIZA CURSO DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL CPA-10

Aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de julho, na sede do IPMO, o curso de Certificação Profissional CPA-10. Idealizada por Kansai Gestão, Consultoria e Educacional, e ministrada pelo professor Claudenir Vieira da Silva, o intuito da certificação é dar fundamentos do sistema e mercado financeiro para gestores e conselheiros de regimes próprios de previdência social, e nesse sentido, ganhar uma avaliação positiva para o programa Pró-Gestão do Ministério da Previdência.

 

IPMO COMEMORA 51 ANOS

O Instituto de Previdência do Município de Osasco, autarquia da Prefeitura, foi criado no dia 4 de julho de 1967, na gestão do prefeito Guaçu Piteri e é o órgão responsável pelo pagamento das aposentadorias e pensões dos funcionários efetivos da prefeitura de Osasco. Desde 2011 presidido por Francisco Cordeiro da Luz Filho, o IPMO vem a cada ano se fortalecendo e se modernizando, buscando sempre trabalhar de forma eficaz e transparente, e com preocupação constante em manter o patrimônio da instituição, garantia de futuro tranquilo para os funcionários da prefeitura. Apesar da turbulência financeira que passa nosso país, Osasco pode se orgulhar de ter um dos poucos Institutos com as contas em ordem. O IPMO pagou benefícios, em 2017, na ordem de R$ 147 milhões, compreendendo aposentadoria, pensão, salário maternidade, salário família e auxílio doença, para aproximadamente 4.500 beneficiários. Com foco no bem-estar e na qualidade de vida daqueles que dedicaram a carreira profissional à administração da cidade, o IPMO se dedica a pensar ações e atividades que ofereçam novas possibilidades e agreguem valor ao cotidiano dessas pessoas. Pensando nisso foi criado em 2016 o Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, que nasceu de uma constatação: a necessidade dos aposentados terem um centro de convivência, um local de lazer, e que ao mesmo tempo agregasse cultura e conhecimento, ocupando parte do tempo, que antes era destinado ao trabalho. No local são oferecidos cursos de teatro, canto coral, inclusão digital, artes plásticas, dança, Tai Chi Chuan, além de contar com biblioteca e auditório. Nesta data, em que comemoramos o 51º Aniversário do IPMO, dedicamos os esforços e fazemos votos de saúde financeira ao longo de muitos outros anos, e que essa relação de cooperação e cordialidade contribua para o futuro de sucesso.

Parabéns IPMO!

IPMO - Rua Avelino Lopes, 70 – Centro – Osasco Fone: 3652-5566 www.ipmosasco.com.br

Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO - Rua dos Marianos, 467 – Centro - Osasco Fone; 4623-2023

 

IPMO NO ARRAIÁ DO SERVIDÔ

Aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de junho, no estacionamento da CMTO, o Arraiá do Servidô 2018. O IPMO como todos os anos participou com a tradicional barraca do milho verde, e toda a arrecadação feita no evento será revertida às campanhas do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, que realiza a festa em parceria com a CMTO.

 

ARRAIÁ DO SERVIDÔ 2018

Dia 29 de junho, a partir das 18h (Estacionamento da CMTO)

Estão todos convidados!

 

CONSELHO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA REALIZA TERCEIRA REUNIÃO DE 2018

Na manhã do dia 21 de junho, na sede do Instituto de Previdência do Município de Osasco, houve a terceira das seis reuniões do Conselho Municipal de Previdência em 2018. O órgão, que fiscaliza as ações do Instituto, é formado por membros da Câmara de Vereadores, representantes do poder executivo e por segurados – um representante dos que estão em atividade na Prefeitura e um dos aposentados - e se reúnem ordinariamente a cada dois meses.

Passou-se para a leitura as seguintes pautas: 1 - Abertura; 2 - Relatório Administrativo e Financeiro; 3 - Apresentação do Programa "Passos para o Futuro"; 4 - VIII Encontro de Aposentados; 5 - Debate sobre o projeto de transferência de ativos ( O Presidente Francisco Cordeiro fez uma explanação sobre a Audiência Pública, referente à transferência de ativos imobiliários para o Fundo Financeiro, com a finalidade de equacionar o Déficit Autorial) e 6 - Assuntos Diversos.

 A próxima reunião do Conselho Municipal de Previdência do IPMO será no dia 23 de agosto.

 

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Algumas datas comemorativas instituídas no Brasil e no mundo estão diretamente ligadas a questões sociais. É o que acontece com o dia 15 de junho. Ele marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, definida no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O propósito da data é criar uma consciência mundial, social e política de que os casos de maus tratados à pessoa idosa existem e devem ser combatidos. E, embora possam parecer raros, os casos dessa natureza são recorrentes, exigindo atitude por parte dos governantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2013, existem mais de 26 milhões de idosos no Brasil.

Ações alusivas

Com o propósito de reforçar os pontos defendidos na implementação da data, alguns países desenvolvem ações específicas para orientar a população sobre a importância de cuidar dos idosos com responsabilidade, carinho e atenção. A mensagem também é passada para as novas gerações na esperança que uma nova mentalidade sobre o assunto seja criada e reforçada para o futuro.

Tipos de violência contra o idoso

A violência física, corriqueiramente registrada contra os idosos, não é a única forma de trazer sofrimento e humilhação para as pessoas acima dos 60 anos de idade. Outro caso bastante recorrente é a negligência. Só para se ter ideia, no ano de 2014, cerca de 76% das denúncias recebidas pelo Dique 100 estavam relacionadas a esse tema. Frequentemente, os descuidos são caracterizados pela omissão dos familiares ou instituições responsáveis com os cuidados básicos da pessoa idosa. Esse, por sua vez, estão relacionados ao lado emocional, físico e social. Entre os casos mais recorrentes de negligência estão o descuido com a higiene e saúde, privação de medicamentos, ausência de proteção contra o frio e o calor.

Denúncia

O cidadão pode se engajar nessa luta contra a violência contra o idoso. Para facilitar a atitude, a Secretaria de Direitos Humanos conta com o serviço do “Disque 100” para acolher denúncias. Através dele, o cidadão pode ligar a qualquer hora do dia ou da noite, sem que seja descontado qualquer valor da franquia telefônica. Outro ponto é que a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Além do telefone, a internet é outra forma de enviar denúncias, por meio do site http://www.disque100.gov.br.

OSASCO TEM FESTA PARA PADROEIRO DA CIDADE: SANTO ANTONIO

"VIVO COM PRAZER" SE APRESENTA NO TEATRO NIVALDO FIDELIS DE SANTANA (Escola de Artes de Osasco)

PEÇA: 1968 - ONDE VOCÊ ESTAVA E O QUE ESTAVA FAZENDO?

Direção: Ricardo Dias

CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREVIDENCIÁRIA DO IPMO

09/06/2018

Palavras dos integrantes do grupo VIVO COM PRAZER:

"Este nosso espetáculo, parte da pergunta que fizemos a nós mesmos em fevereiro deste ano de 2018, cinquenta anos após 1968:Onde estávamos e o que estávamos fazendo em 1968? E pelos depoimentos apresentados constatamos que todos nós, com exceção de uma pessoa que ainda não havia nascido, fomos participantes, em maior ou menos escala, daqueles acontecimentos. e que, das nossas lembranças, poderia surgir um espetáculo. E além de tudo com uma enorme vantagem: não precisamos memorizar os textos (o que para nós idosos apresenta alguma dificuldade)."

GRUPO DE TEATRO "VIVO COM PRAZER" APRESENTA PEÇA REFERENTE AO ANO DE 1968

Estão todos convidados! Apresentação do grupo de Teatro do Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO.

 

 

4ª TURMA DO CURSO DE "EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA"

Pelo segundo mês, o Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 23 de maio, o curso "Educação Previdenciária" (o segundo curso da semana), direcionado para os servidores da Prefeitura de Osasco. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, recebeu os servidores presentes e falou um pouco sobre sua experiência na área previdenciária, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica à "Educação Previdenciária". Participou também da palestra o Diretor de Benefícios do IPMO, Dr. Sérgio Firmino.

Nessa 4ª turma de servidores da Prefeitura, compareceram representantes da Secretaria de Esportes; Secretaria de Administração; FITO; CMO; Coordenadoria da Mulher e Igualdade Racial; GCM; Secretaria de Planejamento e Gestão; SETRAN; além de servidores do IPMO.

Os próximos cursos serão realizados somente no segundo semestre.

Texto e foto: Leandro Medina

3ª TURMA DO CURSO DE "EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA"

Pelo segundo mês, o Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 21 de maio, o curso "Educação Previdenciária", direcionado para os servidores efetivos da Prefeitura de Osasco. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, recebeu os servidores presentes e falou um pouco sobre sua experiência na área previdenciária, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica à "Educação Previdenciária". Participou também da palestra o Diretor de Benefícios do IPMO, Dr. Sérgio Firmino.

Nessa 3ª turma de servidores da Prefeitura, compareceram representantes da Ouvidoria Geral; Gabinete do Prefeito; CICA; Coordenadoria de Relações Internacionais; Defesa Civil; Fundo Social de Solidariedade; Controladoria Interna; Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão; Licitações e Compras; além de servidores do IPMO.

A princípio, esses encontros devem ocorrer duas vezes por mês.

Texto e foto: Leandro Medina

PARABÉNS A TODAS AS MÃES!!!

MÃE É AMOR

Mãe gera com o corpo, Nutre e cuida com o coração. Mãe é amiga em hora boa, Protetora permanente, Preocupação constante. Mãe sabe pintar sorrisos, Enxugar lágrimas. Mãe é colo de infinita capacidade, Peito de inabalável paciência, Sorriso e lágrima de empatia e carinho. Mãe é expressão criativa da natureza, E na essência transporta o que há de mais divino. Mãe é vida, é sustento do mundo, Pois no ventre carrega a mágica da criação. Mãe é amor incondicional, Que vive eterno e profundo no seu enorme coração.

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

PROGRAMAÇÃO - CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREVIDENCIÁRIA - MAIO/2018

Segue a programação do mês de maio para o  CECPIPMO

Acesse o link

PROGRAMA VIDA NOVA (ABRIL/2018)

No dia 27 de abril, o Instituto de Previdência do Município de Osasco realizou no CECP - Centro de Educação e Cultura Previdenciária (antigo Centro Cultural IPMO), o segundo programa Vida Nova do ano de 2018. O evento consiste em homenagear os servidores da prefeitura que se aposentaram recentemente. O presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho recepcionou os convidados presentes cumprimentando-os pelas atividades prestadas à PMO e à cidade de Osasco, além disso, passou informações a respeito de educação financeira e previdenciária. Compareceram para prestigiar o evento o chefe de Gabinete do Prefeito Rogério Lins, o senhor João Pucciariello Perez, além dos diretores do IPMO, Francisco Pedro (Finanças), Adalberto Regis (Dir. Técnica), Drª. Leila Saad (Jurídico), Dr. Sergio Firmino (Benefícios) e membros da ASPAPO (Associação dos Servidores Públicos Aposentados de Osasco), representados pela senhora presidente Neide Mambro e sua diretoria. O coordenador do CECP, Ricardo Aparecido Dias, falou sobre as atividades que estão em funcionamento no local, como teatro, pintura, música, informática, artesanato, resgate de memória, tai chi chuan e outros projetos. Foram entregues uma placa comemorativa aos novos aposentados em nome do prefeito e do presidente do IPMO, agradecendo-os pelos anos de trabalho dedicados ao serviço público municipal.

Texto e foto: Leandro Medina

 

 

CONSELHO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA REALIZA SEGUNDA REUNIÃO DE 2018

Na manhã do dia 19 de abril, na sede do Instituto de Previdência do Município de Osasco, houve a segunda das seis reuniões do Conselho Municipal de Previdência em 2018. O órgão, que fiscaliza as ações do Instituto, é formado por membros da Câmara de Vereadores, representantes do poder executivo e por segurados – um representante dos que estão em atividade na Prefeitura e um dos aposentados - e se reúnem ordinariamente a cada dois meses. Passou-se para a leitura as seguintes pautas: Abertura; Relatório Administrativo e Financeiro; Aprovação para Contratação de Empresas para revisar a Lei 124/2004; Alteração da Nomenclatura em Cargos de Comissão; Alteração no Regulamento do Incentivo a Bolsa de Estudo prevista na Lei 269/2013; e assuntos diversos.. 1) O Presidente do IPMO Francisco Cordeiro (que também é presidente do conselho) iniciou os trabalhos relatando sobre a ação de encilhamento deflagrada pela Polícia Federal em 12/04/2018, na qual, veio realizar busca e apreensão de documentos dos Fundos relatados no Auto da Apreensão; 2) Apresentado a Carteira de Investimentos de 31/03/2018, com rentabilidade de 3,26% contra 2,21% da meta atuarial; Foram apresentados os Fundos Estressados e que a inadimplência informada desses fundos somam 3,1% do patrimônio, e que ainda não está consolidado como perda, em razão de várias ações judiciais em andamento; 4) Apresentada relação para mudança de nomenclatura dos cargos conforme anexo, e a conselheira Regiane Trevelato, sugeriu um estudo mais adequado referente ao organograma, com as descrições dos cargos para a próxima reunião; 5) Foi apresentado o Incentivo de Qualificação dos servidores do IPMO, por mudanças nas regras de regulamento, aprovado por unanimidade; 6) Foi iniciado o curso de Educação Previdenciária no Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO; 7) Informe do 8º Encontro de Aposentados do IPMO, que será realizado no dia 18/07/2018; 8) Solicitação de autorização para contratação de empresa para revisão da LC 124/2004. Os Conselheiros presentes neste dia foram: Mario Luiz Guide (CMO), Regiane Santo Trevelato (PMO), Luiz Henrique do Nascimento (PMO), Jessé de Castro Moraes (conselheiro ativo), Geraldo José Barbosa (conselheiro inativo), e o conselheiro suplente Cícero Simões (inativo).

A próxima reunião está programada para 21 de junho de 2018.

 

2ª TURMA DO CURSO DE "EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA"

Pela segunda semana, o Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, apresentou na manhã do dia 18 de abril, o curso "Educação Previdenciária", direcionado para os servidores efetivos da Prefeitura de Osasco. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, recebeu os servidores presentes e falou um pouco sobre sua experiência na área previdenciária, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica à "Educação Previdenciária". Nessa 2ª turma de servidores da Prefeitura, compareceram representantes das secretarias de Saúde, Meio-Ambiente, Secontru e Finanças.

A princípio, esses encontros devem ocorrer duas vezes por mês.

Texto e foto: Leandro Medina

1ª TURMA DO CURSO DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

Teve início na manhã de quarta-feira, 11 de abril, no Centro de Educação e Cultura Previdenciária do IPMO, o curso de "Educação Previdenciária", direcionado para os servidores efetivos da Prefeitura de Osasco. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro, recebeu os servidores presentes e falou um pouco sobre sua experiência na área previdenciária, além disso, concedeu embasamento geral sobre o tema. Logo em seguida, o diretor técnico Adalberto Régis, dá início a sua palestra, mais direcionada e específica à "Educação Previdenciária". Nessa 1ª turma de servidores da Prefeitura, compareceram representantes das secretarias de Educação, Obras, Habitação, Cultura e Assistência Social.

A princípio, esses encontros devem ocorrer duas vezes por mês. 

Texto e foto: Leandro Medina

 

PROGRAMAÇÃO - CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREVIDENCIÁRIA IPMO

Confira as atividades programadas pelo Centro de Educação e Cultura Previdenciária IPMO para o mês de abril. Estamos esperando vocês!

Acesse o link

 

O IPMO DESEJA A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!

A palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach”, que significa “passagem”. Para os judeus, a Páscoa é a comemoração da libertação de seu povo da escravidão do Egito. Já para os cristãos, a data simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte (Sexta-feira Santa). Para certos especialistas, alguns elementos da Páscoa, como os ovos de chocolate e o coelho, são vestígios culturais da festividade de primavera em honra a deuses pagãos que foram adaptados pela Igreja Católica após a cristianização dos germânicos. A Páscoa é uma data móvel, ou seja, cada ano ocorre em um dia. Em 325, foi fixada no primeiro Concílio de Nicéia, que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (outono no hemisfério Sul), ocorrendo entre os dias 22 de Março e 25 de Abril. O principal hábito realizado nessa data comemorativa é o de trocar ovos de chocolate com parentes, amigos, etc. Sabe-se que esse costume é de origem pagã. No início, os ovos eram de galinha, mas foram substituídos pelos ovos de chocolate pelos franceses no século XVIII.

O IPMO deseja a todos os seus segurados uma feliz páscoa!

 

 

PROGRAMA VIDA NOVA 2018 - IPMO HOMENAGEIA NOVOS APOSENTADOS

No dia 21 de março, o Instituto de Previdência do Município de Osasco realizou no CECP - Centro de Educação e Cultura Previdenciária (antigo Centro Cultural IPMO), o primeiro programa Vida Nova do ano de 2018. O evento consiste em homenagear os servidores da prefeitura que se aposentaram recentemente. O presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho recepcionou os convidados presentes cumprimentando-os pelas atividades prestadas à PMO e à cidade de Osasco, além disso, passou informações a respeito de educação financeira e previdenciária. Compareceram também os diretores do IPMO, Francisco Pedro (Finanças), Adalberto Regis (Dir. Técnica), Drª. Leila Saad (Jurídico), as assistentes sociais do Instituto Estela Maria e Samanda, e membros da ASPAPO (Associação dos Servidores Públicos Aposentados de Osasco), representados pela senhora presidente Neide Mambro e os senhores diretores Luiz Henrique e Setrak. O coordenador do CECP, Ricardo Aparecido Dias, apresentou sua equipe de trabalho e falou sobre as atividades que estão em funcionamento no local, como teatro, pintura, música, informática e projetos de futuras viagens. Foram entregues uma placa comemorativa aos novos aposentados em nome do prefeito e do presidente do IPMO, agradecendo-os pelos anos de trabalho dedicados ao serviço público municipal.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1910, na Dinamarca, em meio à II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, embora só tenha sido oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975. O dia 8 de março foi escolhido não por acaso. Em 1857, nessa data, foi realizada nos Estados Unidos a primeira greve de mulheres, em uma fábrica de tecidos na cidade de Nova York. As tecelãs reivindicavam tratamento digno (sofriam violência sexual e física), redução da carga horária diária para 10 horas (a carga horária era de 16 horas) e salários iguais aos dos homens que exerciam o mesmo cargo (ganhavam um terço do salário dos homens). A repressão a manifestação das tecelãs é motivo de dúvidas até hoje. São duas as versões. Alguns segmentos acreditam que a greve foi dispersa com violência pela polícia. Outros segmentos acreditam que 130 manifestantes ficaram acuadas pelos policiais, e teriam entrado na fábrica, onde seus patrões as teriam trancado, e ateado fogo ao prédio, matando todas elas. Os estudiosos que não acreditam na versão do incêndio, alegam que há uma confusão entre a greve de 1857, reprimida com violência pelos policiais, e a tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company, que aconteceu em 25 de março de 1911, também em Nova York, quando cerca de 140 operárias foram mortas em um incêndio causado pelas péssimas condições da fábrica. É importante lembrar que nesse período, as mulheres não tinham direitos civis como os homens. No Brasil, por exemplo, as mulheres só obtiveram o direito ao voto em 1932. Desde que foi instituído o Dia Internacional da Mulher, a data é marcada por discussões sobre o papel da mulher na sociedade, buscando soluções para a discriminação, para a desvalorização do trabalho das mulheres, uma realidade até hoje na maioria dos países.

Mulheres, que com paciência mudam o mundo com delicadeza. Guerreiras na luta do dia a dia. Sempre com suavidade e carinho. Anjos divinos nos mistérios da maternidade, renovando o mundo de esperanças infantis. Doces vencedoras. Mulheres, obrigado por existirem em todos os momentos de nossas vidas.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

CONSELHO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DE 2018

Na manhã do dia 22 de fevereiro, na sede do Instituto de Previdência do Município de Osasco, houve a primeira das seis reuniões do Conselho Municipal de Previdência em 2018.

O órgão, que fiscaliza as ações do Instituto, é formado por membros da Câmara de Vereadores, representantes do poder executivo e por segurados – um representante dos que estão em atividade na Prefeitura e um dos aposentados - e se reúnem ordinariamente a cada dois meses.

Passou-se para a leitura as seguintes pautas: Abertura; Relatório Administrativo e Financeiro; Aprovação do Balanço de 2017; Ratificação das Resoluções 020/2017 e 021/2018; e assuntos diversos.

O Presidente do IPMO Francisco Cordeiro (que também é Presidente do Conselho) apresentou o Planejamento de 2018 e na ocasião, ocorreu a posse dos novos conselheiros. Seus atuais membros são: Mario Luiz Guide (CMO), Lúcia da Saúde (CMO), Regiane Santo Trevelato (PMO), Luiz Henrique do Nascimento (PMO), Jessé de Castro Moraes (conselheiro ativo), Geraldo José Barbosa (conselheiro inativo), e os conselheiros suplentes: Nerval Mendes Brisotti (ativo) e Cícero Simões (inativo).

A próxima reunião está programada para 19 de abril de 2018.


 

 

 

HOMENAGEM AOS 56 ANOS DE OSASCO

Dia 19 de fevereiro a cidade de Osasco completa 56 anos de emancipação.

Parabéns Osasco!

Vai aqui a nossa homenagem no link abaixo: 

link do vídeo

IPMO RECEPCIONA OS NOVOS SERVIDORES PARA A POSSE

Aconteceu nesta quinta-feira, 1º de fevereiro de 2018, às 08 da manhã, a posse dos novos servidores referente ao concurso público do IPMO. Realizado em agosto de 2017, o concurso selecionou 17 novos funcionários para trabalhar em diversas áreas do Instituto, como: Analista Previdenciário, Técnico Previdenciário, Analista Financeiro, Analista de Sistemas, Assistente Social, Médico-Perito, Técnico em Manutenção, Comprador, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Copa e Cozinha e Motorista. O presidente Francisco Cordeiro, recepcionou os novos servidores desejando-os boas vindas, e explicou o funcionamento de um Instituto de Previdência e de um Regime Próprio. Participaram também do evento com informações técnicas o senhor Adalberto Regis, diretor técnico, Maria Luci e Tiago Colombini, analistas de RH, Francisco Pedro, diretor financeiro, Dr. Sergio Firmino, diretor de benefícios, Drª Leia Saad, diretora jurídica, Dr. Francisco Infante, procurador e Luiz Antonio Urban, diretor administrativo. As palestras referente às informações técnicas ocorreram também no decorrer da semana. 

 

SAIU A 3ª CONVOCAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO - IPMO

Acesse o link

24 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DO APOSENTADO

Esta data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país. De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.

Origem do Dia dos Aposentados

Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.

Mensagem para o Dia dos Aposentados

Após anos de dedicação e muito trabalho, o dia de hoje é mais do que necessário! Parabéns por todo o esforço e obrigado por ter ajudado no desenvolvimento do nosso país! Esta é uma homenagem do IPMO a todos os aposentados!

 

 

Previdência Social tem déficit recorde de R$ 268,8 bi em 2017

BRASÍLIA - O déficit da Previdência da União (INSS e servidores) atingiu R$ 268,798 bilhões em 2017. As contas do INSS registraram déficit de R$ 182,45 bilhões em 2017, divulgou nesta segunda-feira, 22, a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. Já o déficit da Previdência dos servidores da União foi de R$ 86,348 bilhões. O rombo do INSS cresceu 21,8%, uma alta de R$ 32,717 bilhões em relação ao verificado em 2016, quando o déficit ficou em R$ 149,7 bilhões. Segundo o secretário de Previdência, Marcelo Caetano, houve aumento de 4,6% na arrecadação do INSS no ano passado, compatível com o crescimento do PIB. Mas a despesa previdenciária avançou mais rápido, 9,7%, o que justifica o aumento acelerado do rombo. “O ritmo de crescimento da despesa se mostrou bastante superior à alta na arrecadação”, disse o secretário. Por enquanto, o governo trabalha com uma receita previdenciária da ordem de R$ 400 bilhões neste ano. As despesas, por sua vez, devem ficar em torno dos R$ 600 bilhões. O número não contempla as aposentadorias do regime próprio de servidores da União.

Reforma da Previdência

Diante do crescimento do rombo na Previdência, o governo tem alertado os parlamentares para a necessidade de mudança nas regras para evitar o avanço desses gastos sobre as demais despesas do Orçamento. A votação da reforma da Previdência está marcada para 19 de fevereiro, mas o governo ainda não tem os 308 votos necessários para a proposta passar na Câmara dos Deputados. Nas contas do INSS, a Previdência urbana ficou com um déficit R$ 71,709 bilhões. Já na Previdência rural, o rombo foi maior, de R$ 110,740 bilhões. Em valores atualizados pelo INPC, o déficit do INSS chegou a R$ 183,923 bilhões no ano passado. No mais recente relatório de avaliação de receitas e despesas do Orçamento de 2017, publicado em dezembro, a previsão do governo era de um déficit de R$ 185,861 bilhões na Previdência no ano passado. Benefícios. Além do aumento no déficit, a quantidade de benefícios previdenciários pagos pelo INSS também cresceu. A alta foi de 2,1% em 2017 ante o ano anterior, mas ficou dentro do previsto, segundo Caetano. No RPPS, dos servidores federais, o déficit cresceu 11,9% no ano passado em relação a 2016. Esse aumento foi puxado principalmente pelo regime de servidores civis (20,3%). Enquanto isso, o déficit dos servidores militares avançou 10,6% no período.

Fonte: estadao.com.br

concurso público - edital de segunda convocação

Ficam convocados para a entrega de documentos e realização de exame médico pré-admissional os candidatos classificados, de acordo com a publicação na Imprensa Oficial do Município de Osasco – IOMO nº 1392 de 03/10/2017, nos cargos, quantidades e condições abaixo especificadas:  Assistente social – 3º colocado  Médico perito - 3º colocado  Analista previdenciário - 1º colocado  Técnico previdenciário - 3º colocado  Auxiliar de serviços gerais - 4º colocado  Técnico em manutenção - 1º colocado A convocação deverá ser acompanhada pelo candidato através da publicação na Imprensa Oficial do Município de Osasco – IOMO - www.osasco.sp.gov.br

Datas das reuniões do Comitê de Investimentos

Atendendo à determinação da Previdência Social, através da Portaria nº 440, de 9 de outubro de 2013, art. 3º, inciso VIII alínea "g", segue para publicidade o calendário com previsão das reuniões do Comitê de Investimentos para o primeiro semestre do ano de 2018, que ocorrerão na sede do IPMO - Instituto de Previdência do Município de Osasco.

Janeiro    15 e 29

fevereiro  5 e 19

março     12 e 26

abril       16 e 30

maio      14 e 28

junho     11 e 25

ANO DE 2018 DEVERÁ SER DE NOVOS RUMOS PARA A PREVIDÊNCIA

O futuro da Previdência Social no Brasil começará a ser definido no próximo dia 19 de fevereiro. Esta é a data marcada para a votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara dos Deputados. A nova proposta do Governo Federal mantém o núcleo das alterações anteriormente apresentadas. Os principais pontos são a exigência da idade mínima para a aposentadoria de 62 anos para a mulher e de 65 anos para o homem, no Regime Geral de Previdência Social (INSS) e em Regime Próprio de Previdência Social (servidores públicos titulares de cargos efetivos). Além disso, quanto ao cálculo do valor da aposentadoria, para se alcançar 100% da média do salário de contribuição será preciso um tempo mínimo de contribuição de 40 anos. As discussões em torno das vantagens e desvantagens da reforma da Previdência têm correntes divergentes. De um lado, se defende a mudança para equilibrar as contas da União e para garantir o pagamento das aposentadorias futuras, que serão afetadas pelo envelhecimento da população no País. E, de outro lado, professores e especialistas de Direito Previdenciário acreditam que as alterações propostas prejudicam os trabalhadores e os mais pobres e não combatem os privilégios e nem os principais problemas da Previdência Social.

Fonte: www.atribuna.com.br

5 DE DEZEMBRO - DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO

Convocação concurso

Foi publicado na Imprensa oficial de Osasco, IOMO 1431, de 28 de dezembro, o edital de convocação para aprovados no concurso público do IPMO. Acesse www.osasco.sp.gov.br

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

O Dia Mundial de Combate à AIDS ou Dia Mundial de Luta Contra a Sida, internacionalmente definido como o dia 1° de dezembro, é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida.