Central de Atendimento: (11) 3652-5566
IPMO

PALESTRA: PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E NATUREZA PÚBLICA

Foi realizado no último dia 31 de maio de 2017, no salão de eventos do Banco do Brasil Estilo (Avenida dos Autonomistas) uma palestra referente a Previdência Complementar e Natureza Pública, em parceria com a ETA - Escritório Técnico de Assessoria Atuarial e apoio da Prefeitura de Osasco. O evento em si, serviu para a conscientização de assuntos importantes no meio previdenciário como a entidade fechada de previdência complementar de natureza pública. Foram abordados temas referentes ao regime de trabalho, consolidação das leis do trabalho, estatutos dos servidores públicos civis, inss, previdência complementar de natureza privada (entidades abertas e fechadas, mais a FAPI), institutos de previdência RPPS e outros. A palestra iniciou-se com as palavras do presidente do IPMO Francisco Cordeiro e teve sequencia com as apresentações dos palestrantes Gerhard Dutzmann e seu filho Richard Dutzmann.

 

PROJETO VIDA NOVA

O IPMO realizou a segunda edição do Projeto Vida Nova em 2017, no último dia 12 de maio no Centro Cultural do Instituto. O evento consiste em homenagear os servidores da prefeitura que se aposentaram recentemente. O presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho recepcionou os convidados presentes cumprimentando-os pelas atividades prestadas à PMO e à cidade de Osasco, além disso, passou informações a respeito de educação financeira e previdenciária. O coordenador do Centro Cultural, Ricardo Dias, falou sobre as atividades que estão em funcionamento no local, como teatro, pintura, música, informática e viagens. O evento teve a presença do Diretor Técnico Adalberto Regis, do Diretor Financeiro Francisco Pedro, do Diretor de Benefícios Sérgio Firmino, da Assessora Jurídica Drª Leila Saad, a representante da Dir. Administrativa Simone Souza, e da Presidente da ASPAPO, a Sra. Neide Mambro. Foram entregues uma placa comemorativa aos novos aposentados em nome do prefeito e do presidente do IPMO, agradecendo-os pelos anos de trabalho dedicados ao serviço público municipal. O Projeto Vida Nova teve início no ano de 2013, e geralmente, são dois eventos que se realizam no 1º semestre e dois no 2º semestre.

 

PARABÉNS PARA TODAS AS MÃES!

Mãe... Palavra sublime. Mulher em forma de flor, cuja bondade se exprime em doses de puro amor. Mãe... é ternura e emoção, seja no céu ou na terra é a mais suave expressão. Do amor que nunca encerra. Mãe...seja jovem ou idosa, na alegria ou na dor. Tu és a mais bela rosa do reino de Nosso Senhor. Feliz Dia das Mães!

 

 

IPMO NA CAMPANHA DO AGASALHO 2017

A primeira-dama de Osasco e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins, visitou na quarta-feira, 19/04, a sede do Instituto de Previdência do Município de Osasco. Ela foi recebida pelo presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho, junto dos servidores do Instituto, para dar início e incentivar a CAMPANHA DO AGASALHO 2017.

Feliz Páscoa!

Páscoa é tempo de amor, de família e de paz... É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que teremos. Páscoa é um sentimento nos nossos corações de esperança, fé e confiança. É dia de milagres. É dia dos nossos sonhos parecerem estar mais perto, tempo de retrospecção por tudo que tem sido e uma antecipação de tudo que será. É hora de lembrar com amor e apreciação, das pessoas em nossas vidas, que fazem diferença. Pessoas como você!

 

 

Cursos de graduação e pós-graduação a distância

PARABÉNS MULHER PELO SEU DIA!

A mulher cria, vai a luta é guerreira e busca... Ela espera... Tem paciência, é ternura e brandura, é feiticeira na hora de seduzir, é misteriosa com sua força e magia. Toda mulher é aquela que com toda brandura e candura sabe suportar toda dor de amor e desamor. Sabe enfeitiçar e encantar, com sua alma de muitos mistérios. Parabéns para todas as mulheres neste dia 8 de março!

24 de Janeiro - Dia do Aposentado e da Previdência Social

24 de janeiro - Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social Em 24 de janeiro de 1923, o presidente Artur Bernardes sancionou o projeto do deputado Elói Chaves que criava uma caixa de aposentadoria e pensões para os funcionários das empresas de estrada de ferro do Brasil. Mais tarde, essa foi considerada a primeira lei brasileira de previdência social, e a data de sua criação foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Nacional. O IPMO saúda a todos os aposentados pelo seu dia, em especial aos que dedicaram parcela significativa de suas vidas ao serviço público. Nossas felicitações e homenagens a esses trabalhadores que lutaram e produziram em prol da coletividade e hoje, com a sensação de dever cumprido, podem comemorar toda uma trajetória de conquistas, olhando para o futuro com ânimo para vivenciar novas experiências e compartilhar as adquiridas ao longo dos anos com as novas gerações. Parabéns aos aposentados nesta data especial!

FELIZ NATAL E EXCELENTE 2017 A TODOS!

Que esta época desperte em você os melhores sentimentos e eles venham para ficar no seu coração. Que receba muito amor, carinho e atenção, e esses sejam seus melhores presentes deste ano. Este Natal espalhe sorrisos, ofereça abraços e faça com que a luz desta época brilhe ainda mais forte de esperança e bondade! Que o Ano Novo seja pleno de realizações! Muito sucesso, paz, amor e saúde a todos. São os votos do IPMO a todos os seus servidores!

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos a todos os amigos o falecimento da senhora Nerci Nocentini, emancipadora do município de Osasco e que foi presidente da ASPAPO – Associação dos Servidores Públicos Aposentados. O falecimento ocorreu no último sábado, dia 15 de outubro. O presidente do IPMO, Instituto de Previdência do Município de Osasco, Francisco Cordeiro da Luz Filho, em nome de seus funcionários, manifesta os seus mais sentidos pêsames, e que desde já disponibiliza o seu tempo e apoio no que precisar a família.

Apresentação do grupo de teatro do Centro Cultural do IPMO é um sucesso

Grupo Vivo com Prazer, formado por aposentados do IPMO, fez sua primeira apresentação.

 


O palco do teatro Nivaldo Santana, no centro de Osasco, recebeu o espetáculo Retalhos de Poemas, encenado pelo grupo Vivo com Prazer e com direção de Mercedes de Souza. O Grupo é composto por aposentados do IPMO - Instituto de Previdência do Município de Osasco que a pouco mais de quatro meses fazem aulas de iniciação teatral no Centro Cultural do IPMO.


 

 

Direção: Mercedes de Souza

Assistente de direção: Moysés Américo

Atores: Abigail Pinto da Silva - Cícero Simões - Dionice de Melo Fonseca - Aparecida Nemesio - Elizabete de Fátima Pereira - Enóe      Magalães - Francisco Marques - João Joaquim da Silva - Maria Aparecida Guimarães.

 

Equipe do Centro Cultural IPMO

Coordenador Geral:  Ricardo Aparecido Dias

Coordenação de sustentabilidade: Aparecida Pereira dos Santos

Coordenação de segurança e atendimento: B. Gina de Almeida

Coordenação dos cursos: Isabel Cristine Fernandes Diniz

Coordenação de eventos: Zulmira Alves

 IPMO

Presidente: Francisco Cordeiro da Luz Filho

 

Texto: Fábio Mambro

 

 

Famílias de baixa renda pagam menos por alimentos e transportes em setembro

Índice que mede a evolução dos preços para famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos teve deflação de 0,08% em setembro

 

As famílias de baixa renda pagaram menos por alimentos e transportes em setembro, segundo os dados do Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1), que registrou deflação de 0,08% no mês, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Cinco dos oito grupos investigados apresentaram taxas de variação menores em relação a agosto: Alimentação (de 0,39% em agosto para -0,52% em setembro), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,39% para 0,06%),Transportes (de 020% para -0,11%), Despesas Diversas (de -0,04% para -0,41%) e Educação, Leitura e Recreação (de 0,27% para 0,21%).

Fonte: Estadão digital

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,familias-de-baixa-renda-pagam-menos-por-alimentos-e-transportes-em-setembro,10000080293

 

Greve dos bancários continua e é a maior paralisação desde 2004

Categoria reivindica reajuste salarial de 14,78% e benefícios como vales alimentação e refeição, auxílio-creche e 14º salário; nova rodada de negociação está marcada para esta quarta

 

A greve dos bancários completa 30 dias nesta quarta-feira (5) e e já se iguala ao período mais longo de paralisação nacional ocorrida em 2004, informou em nota o sindicato da categoria em São Paulo, Osasco e Região. Segundo a organização, 42 mil trabalhadores se mobilizaram ontem, com 791 locais de trabalho fechados. A segunda greve mais longa da categoria foi em 2013, totalizando 24 dias.

fonte: Estadão

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,sem-acordo-greve-de-bancarios-completa-30-dias-e-sera-a-maior-desde-2004,10000080290

IPMO REALIZA O SEU VI ENCONTRO DE APOSENTADOS DO IPMO

No dia 13 de julho, o Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO), realizou o "VI Encontro de Aposentados”, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na região Central da cidade. O evento contou com debates, exposição de fotos no telão com os melhores momentos do evento passado, prestação de contas, apresentações musicais como o cantor Roberto Seresteiro, e o madrigal: Aposentados Ativos, regido pela cantora e servidora do Instituto Raquel Faria, e composto por aposentados formados em aula de canto pelo Centro Cultural do IPMO. Autoridades da cidade como o deputado estadual Marcos Martins e o vereador Mário Luiz Guide marcaram presença e deixaram seus recados de apoio aos trabalhos realizados no Instituto. Nersi Nocentini que é a presidente da Associação dos Funcionários Públicos e Aposentados, falou sobre os projetos realizados na sua gestão e a importância do IPMO e dos aposentados e pensionistas de Osasco. O presidente do IPMO Francisco Cordeiro da Luz Filho apresentou seus diretores como a doutora Leila Saad (jurídico), Adalberto Regis (diretoria técnica), Luis Antonio Urban (diretoria administrativa), Francisco Pedro (diretoria financeira), Edna Bazan, representando o diretor de benefícios Sérgio Firmino Vicente, e o coordenador do Centro Cultural Ricardo Aparecido Dias. Além do mais, parabenizou os presentes que neste ano bateu recorde de público, por volta de 700 pessoas. O evento também homenageou o Sr. Cícero Simões – aposentado pela PMO e membro do conselho municipal de previdência, o Sr. Rubens Carlos Bento, ex-atleta e aposentado pela PMO e a Sra. Elizabeth Alves de Souza, Secretária de Cultura. Na ocasião, ocorreu a escolha de participantes da comissão organizadora dos festejos do 50º aniversário do IPMO, e já conta com o senhor Ary Falleiros, que foi o 1º presidente do Instituto e agora empossado como presidente de honra da comissão.

VI ENCONTRO DE APOSENTADOS DO IPMO

IPMO COMEMORA ANIVERSÁRIO DE 49 ANOS JUNTO DE SEUS FUNCIONÁRIOS

O Instituto de Previdência do Município de Osasco completou 49 anos de existência no último dia 4 de julho. Criado em 1967, é uma autarquia da Prefeitura que sempre visou gerenciar e operacionalizar benefícios concedidos pela Lei previdenciária exclusivos do servidor público municipal efetivo. Seu objetivo é proporcionar aposentadorias, pensões, auxílios-doença e salário-maternidade, entre outros. Por mais um ano podemos comemorar o aniversário do nosso IPMO! E todas as conquistas devemos a cada um que veste a camisa da Instituto diariamente, e dedicam os seus dias para apostar no nosso crescimento. Parabéns IPMO e parabéns principalmente a todos os seus servidores!

 

CENTRO CULTURAL REALIZA PALESTRA SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P se tornou o principal programa da administração pública de gestão socioambiental. O programa tem sido implementado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade.

No último dia 24 de junho, representantes a A3P juntamente com funcionários do IPMO, como os senhores Tiago e Thales (membros da A3P no Instituto) e servidores ativos e inativos, se reuniram para uma palestra sobre RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL no Centro Cultural do IPMO.

O presidente Francisco Cordeiro que também estava presente, apoiou a iniciativa e frisou ser importante que as instituições públicas tenham participação efetiva no processo de inserção desta responsabilidade no cotidiano. “A administração pública tem a responsabilidade de contribuir no enfrentamento das questões ambientais, buscando estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção e consumo, os objetivos econômicos, inserindo componentes sociais e ambientais. Diante dessa necessidade as instituições públicas têm sido motivadas a implementar iniciativas específicas e desenvolver programas e projetos que promovam a discussão sobre desenvolvimento e a adoção de uma política de Responsabilidade Socioambiental do setor público.”

 

O QUE É O CORPUS CHRISTI?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga. Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi:

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

FELIZ DIA DAS MÃES

Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Teus braços sempre se abrem quando preciso um abraço. Teu coração sabe compreender quando preciso uma amiga. Teus olhos sensíveis se endurecem quando preciso uma lição. Tua força e teu amor me dirigiram pela vida e me deram as asas que precisava para voar. Obrigado por termos você.

CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL SE INICIA NO CENTRO CULTURAL

Em parceira com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, iniciou-se na manhã desta terça-feira, dia 19 de abril, o curso de INCLUSÃO DIGITAL do IPMO CULTURAL. As aulas, ministradas pela professora Tatiana de Oliveira levarão os aposentados e pensionistas aos conhecimentos básicos de informática, assim como ter acesso as redes sociais. As aulas serão realizadas todas as segundas, quartas e sextas, das 9h às 11h. Inscrições abertas com 12 vagas. Informações: 46232023 - CENTRO CULTURAL DO IPMO

IPMO REALIZA TREINAMENTO REFERENTE AO CENSO PREVIDENCIÁRIO 2016

Ocorreu entre os dias 11 e 12 de abril, na sede do Instituto de Previdência do Município de Osasco, treinamento de servidores da PMO, FITO, Câmara Municipal e do próprio IPMO referente ao Censo Previdenciário 2016, que se iniciará partir do dia 18 de abril e vai até o dia 18 de junho. O sistema prioriza a atualização dos dados cadastrais de todos os servidores do município, através de um programa disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social, formando um banco de dados que proporcionará economia ao poder público, valorização do funcionalismo, assegurando seus direitos e benefícios e uma gestão mais eficiente.

IPMO REALIZA O PRIMEIRO PROJETO "VIDA NOVA" DE 2016 EM CASA NOVA

Na tarde do dia 30 de março o IPMO realizou mais uma edição do Projeto Vida Nova, o primeiro do ano de 2016, e em casa nova, no Centro Cultural do Instituto. O evento consiste em homenagear os servidores da prefeitura que se aposentaram recentemente. O presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho recepcionou os convidados presentes cumprimentando-os pelas atividades prestadas à PMO e à cidade de Osasco, além disso, passou informações a respeito de educação financeira e previdenciária e falou sobre o Centro Cultural do IPMO, que já está em funcionamento com aulas de teatro e terão outras atividades para o aposentado e pensionista, como música, informática, viagens e outras coisas. O evento teve a presença do diretor de benefícios Dr. Sérgio Firmino Vicente, do diretor técnico Adalberto Regis, do diretor financeiro Francisco Pedro, da Assessora Jurídica Drª Leila Saadi e de membros da ASPAPO (que tem a sua sede anexa ao Centro Cultural) como a presidente da associação Nersi Nocentini, que também recepcionou os convidados e os homenageou. Foram entregues aos novos aposentados uma placa comemorativa em nome do prefeito de Osasco Jorge Lapas, e do presidente do IPMO, agradecendo-os pelos anos de trabalho dedicados ao serviço público municipal. O Projeto Vida Nova teve início no ano de 2013, e geralmente, são dois eventos que se realizam no 1º semestre e dois no 2º semestre.

DEDETIZAÇÃO NO CENTRO CULTURAL DO IPMO

AVISO IMPORTANTE:

INFORMAMOS QUE NA SEXTA-FEIRA, DIA 18 DE MARÇO, NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NO CENTRO CULTURAL DO IPMO POR MOTIVOS DE DEDETIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO DO LOCAL. 

TODAS AS ATIVIDADES SERÃO RETOMADAS NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 21. 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA IPMO

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!

Mulher é grandeza. É distinção. Mulher é ímpar. É sedução. Ser mulher é fazer parte de uma história de luta e de conquista, uma história rica em personagens que gritam a verdade do íntimo de cada um de nós. Não há mulher maior do que qualquer uma, tal como não existe algum ser maior que qualquer mulher. Se há justiça no mundo, ela se deve a todas as mulheres que do nada construíram o tudo. O coração das mulheres é diferente de qualquer outro que habita no interior de todos os seres. E é por isso que hoje conhecemos a parte positiva do mundo, tal como ele é. Em relação à parte negativa, ela está ainda em construção, mas podemos ter certeza de uma coisa: o mundo vai ficar ainda melhor. Porque as mulheres são a janela para a bondade. Elas são palavra. Elas são canção. A mulher é vida. Ela dá vida. Ninguém espelha tanto a esperança quanto a mulher. Ninguém. A gente deveria ajoelhar todas as noites, agradecendo a Deus a dádiva que Ele nos deu: a mulher. Não há algo que brilhe mais em nosso planeta do que as mulheres. Não há algo que respire mais amor, mais verdade. A mulher é singular sob todos os pontos de vista. Obrigado, mulheres, por serem tão especiais. 

08 DE MAIO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

 

 

PARABÉNS OSASCO PELO 54º ANIVERSÁRIO!

Osasco era um subdistrito da cidade de São Paulo e em 1953 foi feito o primeiro plebiscito pela emancipação. O movimento emancipacionista sofreu muitas contraposições e empecilhos, mas finalmente após o segundo plebiscito conturbado, em 19 de fevereiro de 1962, há cinquenta e quatro anos atrás, Osasco tornou-se um município. Antônio Menck de início foi contra, mas depois se tornou um dos líderes do Movimento dos Autonomistas pela emancipação do antigo bairro. Após a emancipação foi acordado que em cada rua da cidade se colocasse um relógio em símbolo da identidade osasquense. O primeiro prefeito assumir o poder em Osasco foi Hirant Sanazar, do partido MDB, em 19 de fevereiro de 1962.

INAUGURAÇÃO DO IPMO CULTURAL

Aconteceu no último dia 17/02 a inauguração do Centro Cultural do IPMO, a sede está localizada na rua dos Marianos, 467, no Centro de Osasco. No mesmo local, os servidores ganham um segundo presente: a nova sede da Associação dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas de Osasco (ASPAPO). O evento contou com a presença de autoridades do município, como o prefeito Jorge Lapas, os vereadores Aluísio Pinheiro, Mário Luiz Guide e Karen Gaspar, diretores da ASPAPO como a senhora Neide Mambro, representando a presidente da Associação, Nersi Nocentini, impossibilitada de comparecer por motivos de sáude, e o senhor Setrak Khachikian.

" A ideia do IPMO Cultural é podermos atender os nossos aposentados e pensionistas, e essa é uma reivindicação antiga de convivência entre eles." Francisco Cordeiro da Luz Filho, presidente do IPMO "

Além de um espaço de convívio, cultura e lazer, é um investimento direto na qualidade de vida." Jorge Lapas, prefeito de Osasco

Coordenado pelo jornalista e produtor cultural Ricardo Aparecido Dias, o IPMO Cultural disponibiliza de salas e um auditório para oferecer uma programação que inclui cursos de teatro, artes plásticas, além de inclusão digital e viagens. O Centro Cultural mostra que o Instituto de Previdência não é só uma instituição de pagamento de aposentadorias e benefícios, mas também um local que valoriza e pensa no bem-estar dos servidores.

IPMO inaugura o seu Centro Cultural no mês de aniversário de Osasco

No dia 17 de fevereiro, o Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO) inaugura, às 17h, o Centro Cultural da entidade – o IPMO Cultural. O espaço será na Rua dos Marianos, 467, Centro. No mesmo local e no mesmo dia será inaugurada a sede da Associação dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas de Osasco (ASPAPO). O evento contará com a presença do prefeito Jorge Lapas e demais autoridades do município. O IPMO Cultural é fruto de um projeto elaborado pelo presidente da entidade, Francisco Cordeiro da Luz Filho, e vai ao encontro das diretrizes determinadas pelo prefeito de Osasco. “A ideia é ter uma instituição para pagamentos de aposentadorias e pensões, mas, também com atenção direcionada ao bem-estar dos aposentados, oferecendo-lhes serviços de cultura e lazer”, disse Francisco Cordeiro. A inauguração, que faz parte da programação dos 54 anos de Osasco, contará com duas exposições: artes plásticas do segurado Moysés Américo e memória sobre a emancipação de Osasco, com uma homenagem especial aos emancipadores que se tornaram servidores públicos. Espaço de convivência Para o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro da Luz, a conquista é importante. “Sempre pensávamos em uma forma de potencializar as habilidades dos aposentados e pensionistas. Deste modo, elaboramos o projeto”, afirmou. Com cerca de dez salas e um auditório, o IPMO Cultural oferecerá diversas atividades. Além do lazer e da convivência, o novo espaço contará com cursos de teatro, informática, sala de leitura e de jogos de xadrez, damas e dominó. Os associados poderão participar ainda de palestras sobre os mais diversos assuntos relativos à Terceira Idade. O IPMO Cultural será coordenado pelo professor, ator e diretor de teatro Ricardo Dias. Servidor público aposentado, ele foi fundador e diretor do Núcleo Expressão de Osasco, tendo atuado em teatro, cinema e televisão. Desde 2011, ele é assessor da Presidência do IPMO. Agora, coordenará o novo espaço cultural.

O que é a ASPAPO?

A Associação dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas de Osasco foi fundada em 28 de abril de 1999, com sede provisória na Rua Gabriel Seferian, 82, em Presidente Altino. Seus fundadores foram Luiz Henrique Cipullo, Odair Crivelaro, Carlos Nania, Nersi Nocentini, Celina Marreiro (in memorian), Clara Ermelinda Michelin, Setrak Khachikian e Eleni Melício.

Serviço Inauguração do Centro Cultural do IPMO e sede da Associação dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas de Osasco. Data: 17 de fevereiro Horário: 17h Local: Rua dos Marianos, 467 – Centro de Osasco

Boas Festas!

DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

O primeiro dia de dezembro foi o escolhido para pensar o combate de uma doença que assustou o mundo quando descoberta

Apesar de todos os programas de combate a níveis mundiais, a AIDS ainda contamina mais de 7 mil pessoas por dia. A Aids, sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, era conhecida nos anos 80 como “A Maldita”. Essa doença foi reconhecida no início da década de 80, quando foi registrada formalmente. Os primeiros casos reconhecidos foram em homens homossexuais oriundos de grandes cidades norte-americanas. Esse fato levou ao pensamento errôneo de que a doença estava ligada a homossexualidade. Hoje este estigma já foi superado. É de conhecimento público que independente da orientação sexual o comportamento de risco é manter relações sexuais sem preservativos. As vias de transmissão são sanguínea, esperma e secreção vaginal e o leite materno. Ou seja além de relações sexuais desprotegidas, uso de material perfuro cortante contaminado, ainda pode passar da mãe para o bebê. Cuba se tornou esse ano o primeiro país a eliminar completamente a transmissão vertical (de mãe para filho). O êxito nesse processo de eliminação se deve a atenção que o sistema cubano de saúde oferece nas questões preventivas. O governo assegura as mulheres um pré-natal adequado que inclui os testes de HIV. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a importância deste mérito em uma futura erradicação da doença. Hoje é o dia designado pela OMS dedicado a conscientização e combate à AIDS. Essa data vigora desde o final dos anos 80 em todo o mundo. Os dados que o site da OMS oferece indicam que no final de 2014, mais de 36 milhões de pessoas estavam infectadas pelo HIV. No começo desse ano apenas 15 milhões de pessoas estavam recebendo o coquetel antirretroviral, que é o método de controle da doença. No Brasil o tratamento é completamente gratuito, assim como o teste de HIV. O vírus sob os holofotes “Pode escrever aí que eu com a maldita”, essas foram as palavras de Cazuza ao dar a primeira entrevista ao jornalista Zeca Camargo, em que revelava ser soropositivo. O termo soropositivo quer dizer que os exames revelaram a presença de células de defesa que “lutam” contra o HIV. O jornalista conta que Cazuza lhe ofereceu o copo em que tomava vinho na ocasião da entrevista, como se fosse um desafio. Mas era um desafio a ignorância, pois se trata de uma doença cercada de preconceito, mas ele aceitou o copo. Isso serve para lembrar que saliva não transmite AIDS. Outras personalidades da música e das telas também foram contaminadas pelo HIV, fato que de certa forma trouxe mais esclarecimento a população sobre a doença. O último caso de celebridade que tornou público o fato de ser portador do vírus da AIDS é do ator Charlie Sheen. Charlie é a estrela do seriado de sucesso “Dois homens e meio”, onde vive um personagem que é um típico boa vida que vive para o sexo com belas mulheres e para o álcool. Na vida real, o ator leva uma vida parecida, mas em um nível mais pesado, envolvendo o uso indiscriminado de drogas e sexo sem proteção, que levaram a contaminação pelo vírus. Outras personalidades públicas também enfrentaram a doença, como o vocalista da banda Queen, Freddie Mercury, falecido em 91. Caio Fernando Abreu, poeta que tem ganhado muitos jovens fãs por causa de seus poemas disseminados pelas redes sociais. Renato Russo, front da Legião Urbana, que faleceu em 96. O jogador de basquete Magic Jonhson, também é soropositivo, hoje o atleta é considerado porta voz do combate a doença. Comportamentos de risco Comportamentos e condições que colocam os indivíduos em maior risco de contrair o HIV incluem: Manter relações sexuais desprotegidas. Sendo sexo anal, vaginal ou oral Ter outra infecção sexualmente transmissível, como sífilis, herpes, clamídia, gonorréia e vaginose bacteriana Compartilhamento de agulhas contaminadas, seringas ou outros objetos perfuro cortantes compartilhados Receber injeções inseguras, transfusões de sangue, procedimentos médicos ou não que envolvem corte não esterilizado, como piercings e tatuagens Ferimentos acidentais com agulha, incluindo o caso de trabalhadores da saúde.

 

 

IPMO APOIA O NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. O IPMO, junto de seus funcionários apoia essa causa!

IPMO realiza o quarto e último "Projeto Vida Nova" de 2015

Na tarde do dia 26 de novembro o IPMO realizou mais uma edição do Projeto Vida Nova, a quarta e última do ano de 2015, que consiste em homenagear os servidores da prefeitura que se aposentaram recentemente. O presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho recepcionou os convidados presentes cumprimentando-os pelas atividades prestadas à PMO e à cidade de Osasco, além disso, passou informações a respeito de educação financeira e previdenciária e falou sobre o centro cultural do IPMO que será inaugurado em breve. O evento teve a presença do diretor de benefícios Dr. Sérgio Firmino Vicente, do diretor técnico Adalberto Regis e diretor financeiro Francisco Pedro. Foram entregues aos novos aposentados uma placa comemorativa em nome do prefeito de Osasco Jorge Lapas, e do presidente do IPMO, agradecendo-os pelos anos de trabalho dedicados ao serviço público municipal. O Projeto Vida Nova teve início no ano de 2013, e geralmente, são dois eventos que se realizam no 1º semestre e dois no 2º semestre.

IPMO HOMENAGEIA ZUMBI, HERÓI DO POVO BRASILEIRO

Até por volta dos anos 1970, o dia 13 de maio era o momento histórico em que o Brasil homenageava a cultura negra. No início dos anos 80, a partir de um trabalho do MNU Movimento Negro Unificado, foi resgatada a figura de Zumbi, e a data de seu nascimento, 20 de novembro, foi instituída como Dia Nacional da Consciência Negra. Nascido livre, no Quilombo de Palmares, em 1655, Zumbi foi capturado com seis anos e entregue a um padre, que o batizou com nome de Francisco e o criou. Adolescente, Zumbi voltou para o quilombo para juntar-se ao seu povo e promover a resistência à escravidão. Depois de organizar uma sociedade avançada para os padrões da época, e de chegar até a comprar e vender produtos às cidades brancas, Zumbi sofreu um ataque continuado do qual faziam parte canhões, e teve seu Quilombo dos Palmares destroçado. Mesmo assim fugiu para organizar a resistência e só foi encontrado e assassinado em 1695. Zumbi representa, desde então, essa postura da comunidade negra de reivindicar o direito a sua própria identidade. Osasco teve intensa migração negra nos anos 40 do século passado, principalmente de pessoas vindas de Minas Gerais. Nos anos 50 foi a vez de migrantes negros vindos do Nordeste, principalmente da Bahia, e que foram se estabelecer no jardim Santo Antonio. No período imediatamente anterior ao centenário da abolição, havia o Grupo Quilombo, que reunia expoentes da comunidade. Nos anos 199O foi firmado o convênio com a cidade de Viana, na província de Luanda, em Angola, como forma de fortalecer ainda mais os laços culturais entre os dois países. O vereador Mário Luiz Guide foi um dos articuladores da viagem à cidade de Viana, em 2003, juntamente, assim como o professor Luiz Antonio Urban , então secretário de Cultura de Osasco e a segurada Mercedes de Souza, então professora de teatro da Escola de Artes. No retorno dessa viagem, Mário Luiz Guide desenvolveu o projeto de Lei da criação da Casa de Angola, um espaço permanente para demonstrar a gratidão da cidade de Osasco à cultura que nos foi trazida pelo negro africano, e que está presente em todos nós, independentemente de origem étnica.

OUTUBRO ROSA

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo e inclusive no Brasil. O IPMO e seus servidores prestigiam essa campanha!

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional. Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham. Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc. Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo. Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União. Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.

IPMO COORDENA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SALA OSASCO (PMO)

O Fórum Paulista de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), realizou na última quinta-feira, dia 22, das 9 às 13h na Sala Osasco (PMO), uma audiência pública a respeito de previdência complementar e alterações nas pensões. O evento que foi coordenado pelo IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco) contou com a presença do prefeito Jorge Lapas, e teve como palestrantes Delúbio Gomes, ex-diretor de RPPS do Ministério da Previdência e Assistência Social, e Ricardo Pena, diretor presidente da FUNPRESP Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. O evento contou também com a participação do deputado estadual Marcos Martins, do presidente da câmara de cidade, Jair Assaf, e dos vereadores Antônio Aparecido Toniolo e Mário Luiz Guide, além de representantes dos servidores públicos municipais de Osasco e gestores de RPPS de municípios do Estado de São Paulo. De acordo com Francisco Cordeiro da Luz Filho, presidente do IPMO, “a previdência complementar é uma opção para quem quer se aposentar com um benefício de valor acima do teto atual do INSS, que é de R$ 4.700,00. A Previdência Complementar já existe para servidores de órgãos federais e nada impede que seja aplicada quanto aos servidores municipais. Mas sua adesão é optativa. Ninguém estará obrigado a contratá-la.” A audiência serviu para discutir o projeto de Lei Municipal que cria a Previdência Complementar, antes de ele ser enviado à Câmara Municipal. Quanto às alterações nas pensões, trata-se da correção de uma distorção que ainda há, de beneficiários idosos se casarem com pessoas muito mais jovens somente para que elas herdem o seu benefício na forma de pensão. Essa prática vinha colocando em risco o recebimento dos que realmente têm direito ao benefício. Essas alterações já estão definidas por meio da Lei 13135, de 17 de junho de 2015, que entrará em vigor em dezembro. Para o prefeito Jorge Lapas, que tem fortalecido o fundo atuarial do IPMO priorizado os repasses ao Instituto, dos recursos descontados dos segurados: “Cuidar do bem-estar e da tranquilidade dos aposentados e pensionistas, é tão importante quanto construir mais uma obra do meu governo”.

Vejam aqui as apresentações referentes a Audiência Pública sobre Previdência Complementar e Pensões (Sala Osasco) 22/10/2015

Apresentação Delúbio Gomes Pereira da Silva - Pensões

Apresentação Ricardo Pena  - Funpresp

ENTIDADE DISCUTE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E PENSÕES EM OSASCO

O Fórum Paulista de RPPS Regime Próprio de Previdência Social, órgão que congrega institutos municipais de previdência – entre eles o IPMO – realizará uma audiência pública a respeito de previdência complementar e alterações nas pensões no dia 22 de outubro, na Sala Osasco, das 9 às 13 horas. O evento contará com a presença do prefeito Jorge Lapas, e terá como palestrantes Delúbio Gomes, ex diretor de RPPS do Ministério da Previdência e Assistência Social, e Ricardo Pena, diretor presidente da FUNPRESP Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal. O evento contará com a participação de representantes dos servidores públicos municipais de Osasco, e gestores de RPPS de municípios do Estado de São Paulo. De acordo com Francisco Cordeiro da Luz Filho, presidente do IPMO e um dos coordenadores do Fórum, “ A previdência complementar é uma opção para quem quer se aposentar com um benefício de valor acima do teto atual do INSS, que é de R$ 4.700,00. A Previdência Complementar já existe para servidores de órgãos federais e nada impede que seja aplicada quanto aos servidores municipais. Mas sua adesão é optativa. Ninguém estará obrigado a contratá-la.” A audiência é para discutir o projeto de Lei Municipal que cria a Previdência Complementar, antes de ele ser enviado à Câmara Municipal. Quanto às alterações nas pensões, trata-se da correção de uma distorção que ainda há, de beneficiários idosos se casarem com pessoas muito mais jovens somente para que elas herdem o seu benefício na forma de pensão. Essa prática vinha colocando em risco o recebimento dos que realmente têm direito ao benefício. Essas alterações já estão definidas por meio da Lei 13135, de 17 de junho de 2015, que entrará em vigor em dezembro. Para o prefeito Jorge Lapas, que tem fortalecido o fundo atuarial do IPMO priorizado os repasses ao Instituto, dos recursos descontados dos segurados: “ Cuidar do bem-estar e da tranquilidade dos aposentados e pensionistas, é tão importante quanto construir mais uma obra do meu governo". 

Mais informações neste link

 

COMUNICADO IMPORTANTE AOS APOSENTADOS

Sempre apresentando nossa política de transparência, o IPMO, no 5º Encontro de Aposentados, realizado no último dia 18/07/2015, tivemos 24 questionamentos com dúvidas na aposentadoria, URV e precatório. 

Todos foram chamados para esclarecimentos, dos quais apenas 05 comparecerem ao Instituto, 02 ligaram e foram orientados, e os demais estamos chamando novamente para concluir essa demanda.

Diretoria Técnica do IPMO

 

IPMO realiza o 5º Encontro de Aposentados

No dia 16 de julho, a Prefeitura de Osasco, por meio do Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO), realizou o “V Encontro de Aposentados”, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, na região Central da cidade, que o prefeito Jorge Lapas fez questão de participar. “Agradeço a oportunidade de estar com vocês e parabenizo a todos que sempre participam e apoiam o IPMO e a nossa administração. Fico feliz em saber que em breve ganharão a segunda sede do IPMO. Trabalhamos bastante para abranger todas as áreas. Temos muitos projetos entregues como escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde e unidades habitacionais, por exemplo, e outros em andamento. A nossa cidade cresce e se desenvolve cada vez mais e as demandas vão surgindo. Por isso trabalhamos bastante para acompanhar esse desenvolvimento. E notícias boas não param de chegar. Osasco é um dos 36 municípios do país contemplado com uma Faculdade de Medicina. Vamos formar profissionais que atuarão em Osasco e ajudarão os quadros da rede municipal de saúde”, disse o prefeito Jorge Lapas ao agradecer a presença de todos. O “V Encontro de Aposentados” contou uma exposição dos fotógrafos Ismael Francisco e Leandro Medina, referente aos encontros anteriores e um show musical com o grupo Diamond Girls, além de informações sobre previdência aos segurados e homenagens aos aposentados Abadia Gomes Pasquim, Luiz Roberto Claudino da Silva e Samira Moreira Cesar. “Depois de 16 anos da inauguração da sede do IPMO, em breve teremos mais um espaço dedicado a vocês que será a segunda sede, um centro cultural do instituto. Durante esses anos de muito trabalho, o IPMO modernizou-se tanto nas leis como na parte tecnológica. Isso só tem beneficiado os nossos aposentados. Obrigado a todos pela presença e pela confiança”, disse o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro da Luz Filho. Também estiveram presentes Jair Assaf (presidente da Câmara Municipal) e os vereadores Karen Gaspar e Rogério Lins, além de Nersi Nocentini (presidente da Associação dos Servidores Públicos Aposentados), Maria José dos Anjos (conselheira do Conselho Municipal de Previdência) e Fernando de Oliveira Borges (gerente geral da agência Bradesco do Centro de Osasco).

5º ENCONTRO DE APOSENTADOS DO IPMO

DIA 16/07/2015 - DAS 13H ÀS 18H

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

AVENIDA MARECHAL RONDON, 263, CENTRO - OSASCO/SP

 

Presidente do IPMO e membros da ASPAPO visitam obras do futuro Centro Cultural

Na primeira semana do mês de maio, o presidente o IPMO Francisco Cordeiro da Luz Filho visitou as obras do futuro Centro Cultural do Instituto, acompanhado dos membros da ASPAPO - Associação dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas de Osasco, a senhora Nerci Nocenciti (presidente da Associação) e o senhor Setrak Kachikian. O Centro Cultural do IPMO terá atividades destinadas aos segurados e seus familiares, tais como Informática, Humanidades para a Terceira Idade, Artes Plásticas, Viagens e Passeios, serviços esses que não podem ser prestados na sede administrativa do Instituto, por falta de espaço físico. O novo local abrigará, também, a Associação dos Servidores Públicos Aposentados da Prefeitura. A nova casa será inaugurada ainda neste ano.

 

DIA DAS MÃES - HOMENAGEM ESPECIAL

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar. Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar, amar, amar... Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.


 

 

 

 

EM FOCO - INFORMATIVO DO IPMO

Para acessar click neste link

PARABÉNS OSASCO!

Dia 19 de fevereiro é aniversário da cidade de Osasco, a 5ª maior cidade do Estado de São Paulo. Sua história começa com Antonio Agu, um imigrante italiano, que em 1887 comprou terras na Estrada de Ferro Sorocabana e por volta de 1890 ampliou sua olaria, convidando para ser seu sócio o Barão Dimitri Sensaud De Lavaud. A pequena fábrica, que produzia tijolos e telhas, passou a fazer também tubos e cerâmicas, dando origem à primeira indústria da cidade, a Companhia Cerâmica Industrial de Vila Osasco. Antonio Agu construiu em 1895 a Estação Ferroviária que recebeu o nome da sua cidade natal na Itália: Osasco. Osasco cresceu e tornou-se desenvolvida, então em 1952 surgiram as primeiras manifestações pela emancipação para tornar cidade o então sub-distrito de São Paulo. Osasco obteve sua emancipação político-administrativa e tornou-se município em 19 de fevereiro de 1962. O Instituto de Previdência do Município de Osasco, em nome de seu presidente Francisco Cordeiro da Luz Filho, e seus segurados desejam felicidades pelo 53º ano da nossa cidade!

 

 

 

FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2015 A TODOS!

CALENDÁRIO DE 2015 - Conselho Municipal de Previdência

REUNIÃO DO C.M.P.

 

Dia Mundial de Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente. O que é HIV É o causador da AIDS. O HIV (vírus da imunodeficiência humana) recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há portadores do vírus (soropositivos) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações. O que é AIDS AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, e se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose e até alguns tipos de cânceres. Como se pega o HIV Como o HIV, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido de várias formas: • Sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal); • Compartilhando agulhas e seringas contaminadas; • Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação; • Transfusão de sangue contaminado com o HIV; • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados. Evitar a doença não é difícil. Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. Como sei se tenho HIV Basta fazer um dos testes existentes para diagnosticar a doença. O resultado é seguro e sigiloso. É realizado a partir da coleta de sangue. Os pacientes que tiverem o resultado positivo devem fazer acompanhamento médico. Por que fazer o teste de AIDS Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica. Como é o tratamento O Brasil já encontrou um modelo de tratamento para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, que hoje é considerado pela OMS uma referência para o mundo. O tratamento inclui acompanhamento periódico com profissionais de saúde e a realização exames. A pessoa só vai começar a tomar os medicamentos antirretrovirais quando exames clínicos e de laboratório indicarem a necessidade. Esses remédios buscam manter o HIV sob controle o maior tempo possível. A medicação diminui a multiplicação do vírus no corpo e recupera as defesas do organismo. Para que o tratamento dê certo, o paciente não pode se esquecer de tomar os remédios ou abandoná-los, pois dessa forma o vírus pode criar resistência e, com isso, as opções de medicamentos diminuem. A adesão ao tratamento é fundamental para a qualidade de vida. Acompanhamento médico O acompanhamento médico da infecção pelo HIV é essencial, tanto para quem não apresenta sintomas e não toma remédios (fase assintomática), quanto para quem já exibe algum sinal da doença e segue tratamento com os medicamentos antirretrovirais, fase que os médicos classificam como AIDS. Tomar os remédios conforme as indicações do médico são fundamentais para ter sucesso no tratamento. O uso irregular dos antirretrovirais acelera o processo de resistência do vírus aos medicamentos, por isso, toda e qualquer decisão sobre interrupção ou troca de medicamentos deve ser tomada com o consentimento do médico que acompanha o paciente. É possível viver bem com a AIDS Atualmente, existem os medicamentos antirretrovirais - coquetéis antiaids que aumentam a sobrevida dos soropositivos. É fundamental seguir todas as recomendações médicas e tomar o medicamento conforme a prescrição, ou seja, aderir ao tratamento. Há, também, outras atitudes que oferecem qualidade de vida, como praticar exercícios e ter uma alimentação equilibrada. Mesmo em tratamento, a pessoa com AIDS pode e deve levar uma vida normal, sem abandonar a sua vida afetiva e social. Ela deve trabalhar, namorar, beijar, passear, se divertir e fazer amigos. O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado para informar a população sobre a necessidade de prevenção da doença. O preconceito e a discriminação são as maiores barreiras no combate à doença, e os estigmas são provocados principalmente pela falta de conhecimento, mitos e medos. A Campanha do Dia Mundial de Luta contra a AIDS do Ministério da Saúde deste ano irá realizar uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). Durante 10 dias, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em todo o país. Para buscar mais informações: http://www.aids.gov.br/aids

NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.1 Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.2 O movimento surgiu na Austrália, em 2003,3 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.4 Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial), e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnóstico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc. Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. a IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc. O IPMO também aderiu à campanha com seus servidores com vestimentas em azul, e, uma fita em forma de laço da mesma cor fixada na roupa.

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Entre os dias 10 e 14 de novembro aconteceu no campus da Unifesp Osasco, a "Semana da Consciência Negra", que esteve promovendo debates, palestras, exibição de filmes e material visual, entre outras atividades relacionadas ao assunto. O IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco) também apoiou este evento concedendo empréstimo de material de seu acervo, que fora exposto durante a Semana da Cultura Negra, sob o tema “Memória da Cultura Negra de Osasco”. 

 

 

 

14 de Novembro - Dia Mundial de Combate à Diabetes

Confira algumas dicas importantes para prevenção e tratamento da doença:

• A obesidade é o principal fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Quando há muita gordura, principalmente na região abdominal, ocorre aumento de substâncias que interferem na ação da insulina, hormônio responsável pelo transporte de glicose do sangue para as células. Assim, a glicose se mantém elevada no sangue, aumentando o risco de diabetes. Por isso, se você está acima do peso, é importante adotar uma dieta saudável e equilibrada que auxilie na redução do peso.

• Pratique atividades físicas regularmente, pois o exercício ajuda o corpo a utilizar a insulina de forma mais eficiente, aumentando o número de receptores nas células. Quando a insulina não atua de forma adequada, há elevação da glicose no sangue, acarretando problemas de saúde, como diabetes.

• Substitua os cereais refinados pelos integrais no cardápio. Dietas ricas em grãos integrais protegem contra diabetes, enquanto o consumo de alimentos refinados aumenta o risco de desenvolvimento dessa doença. Alimentos integrais contêm grandes quantidades de fibras, que retardam a absorção da glicose, ajudando no controle da glicemia. Assim, requerem menor liberação de insulina, podendo ajudar na prevenção da doença. Além disso, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos, que podem ajudar a reduzir o risco de diabetes.

• Inclua produtos que auxiliam no controle das taxas de glicose, pois retardam sua absorção, evitando picos de aumento das taxas de açúcar no sangue. Opte por farinha de banana verde, farelo de aveia, farinha de linhaça, semente de chia, dentre outros.

• Para quem deseja prevenir, é interessante evitar o consumo de bebidas e alimentos açucarados, porém quem já é diabético não pode ingerir esses alimentos. Isso porque eles possuem alta carga glicêmica e seu consumo frequente eleva o risco de diabetes. Além de colaborar para o aumento de peso, essas bebidas contribuem para a inflamação crônica, aumento de triglicerídeos, diminuição do HDL-colesterol e elevação da resistência à insulina, fatores de risco para diabetes. Os diabéticos devem optar por doces, balas e chocolates sem adição de açúcar, mas consumi-los com moderação.

• Inclua no cardápio alimentos fontes de gorduras insaturadas, pois o tipo de gordura ingerido também pode influenciar no desenvolvimento de diabetes. O consumo de gorduras insaturadas, encontradas em óleos vegetais, oleaginosas e sementes, ajuda a evitar o diabetes tipo 2.

• A canela contribui para controlar os níveis sanguíneos de glicose. Compostos encontrados nesse condimento podem ativar as enzimas que estimulam os receptores de insulina. Ela também pode ajudar a reduzir o colesterol e os triglicérides, que, em excesso, colaboram para o risco de diabetes.

• Reduza o estresse: o estresse crônico aumenta o nível da glicose no sangue. Tenha uma boa noite de sono: estudo realizado na Universidade de Yale demonstrou que homens que dormiam menos que 6 horas por noite tinham o dobro do risco de desenvolver diabetes. E aqueles que dormiam mais de 8 horas triplicaram suas chances. Quando se dorme muito ou pouco, o sistema nervoso fica em estado de alerta, interferindo na ação dos hormônios que regulam o açúcar no sangue.    

Fonte: Mundo Verde

EXPOSIÇÃO: HOMENAGEM AO SERVIDOR PÚBLICO

Na semana em que se comemorou o dia do servidor público, ocorreu entre os dias 27 e 30 de outubro no IPMO, uma exposição que homenageia os funcionários ativos da PMO que estão trabalhando há mais tempo. A ideia se baseou em fotos e entrevistas desses servidores, que contam sua trajetória no funcionalismo público do município. Esse trabalho teve a realização da Prefeitura de Osasco por meio do Instituto de Previdência do Município de Osasco.

Dia do Funcionário Público

A todos aqueles que servem... Fazem o seu trabalho o melhor possível para melhor atender aqueles que dele dependem; Executam o seu trabalho sabendo que cada um é responsável pelo resultado de uma equipe; Procuram conhecer, melhorar e aperfeiçoar suas atividades para que faça diferença substancial na qualidade dos serviços prestados; Com responsabilidade, e que diante das dificuldades pessoais e profissionais, cuidam para que não seja afetado o resultado do seu trabalho; Contribuem para que o seu ambiente de trabalho seja agradável, cordial e produtivo e tenham a disposição para ajudar os colegas a conhecer o que sabem e aprendam também com eles; A todos aqueles que estiveram ativos como Servidor, a maior parte de sua vida e contribuíram para atender e prestar um serviço de qualidade; Aos Servidores Públicos que fazem do seu trabalho uma diferença na qualidade de vida dos cidadãos; Parabéns pelo seu Dia!

 

 

SERVIDOR DO IPMO NA 20ª MARATONA INTERNACIONAL DE SÃO PAULO

Gerson Nascimento, servidor do IPMO, dá show na 20ª Maratona Internacional de São Paulo

Prova de 42km começou mais cedo na edição 2014, e também passou por alteração de percurso, mantendo largada e chegada no Obelisco do Ibirapuera

A edição 2014 da Maratona Internacional de São Paulo ocorrida no último dia 19/10, teve a largada antecipada para às 7h30, trinta minutos mais cedo do que na última edição. Gerson Gonçalves do Nascimento, 57 anos, foi o destaque na Maratona Internacional de São Paulo. De acordo com os cronômetros oficiais, ele completou a prova de 42 km em 5h4min21s. Gerson ficou na 94ª colocação na categoria de 55-59 anos, e 1911ª na classificação geral da distância, com um ritmo médio de 07:15 min/km. Gerson é servidor do IPMO e já participou de diversas maratonas, como a Corrida de São Silvestre por exemplo, em que compete todos os anos. Além dos 42195 metros, os corredores tiveram opções de fazer 3km, 10km ou 25km. O vencedor da maratona foi o queniano Paul Kios Kangogo com o tempo de 2 horas e 14 minutos. Entre as mulheres, a mais rápida foi a também queniana Rumokol Elizabeh Chepkanan com 2 horas e 42 minutos. Fonte: globoesporte.globo.com e reeditado por Leandro Medina Moreno


 

 

 

SERVIDORES DO IPMO ADEREM AO OUTUBRO ROSA

Histórico - Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. Isso aconteceu dia 02 de outubro de 2002, data em que se comemorava os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Com o passar dos anos, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas respectivas cidades. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa: São Paulo/SP, Santos/SP, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS, Brasília/DF, Salvador/BA, Teresina/PI, Poços de Caldas/MG e outras cidades. O Brasil destaca-se mundialmente no movimento devido a iluminação com luz rosa de seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro-RJ. O movimento cresce, e se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente, este ano, as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha. O IPMO aderiu ao Outubro Rosa na última sexta-feira, 24 de Outubro. Seus servidores vieram ao trabalho trajando suas vestimentas com a cor-de-rosa e outros aderiram ao famoso laço cor-de-rosa ao corpo.